A ATIVA é uma empresa que desde 2010 vem atendendo com eficiência, agilidade, competência e confiabilidade as necessidades de seus clientes, prestando serviços de Gestão Patrimonial, notadamente através da implementação de controles.
O portfólio da ATIVA dispõe de serviços de Controle Patrimonial, Avaliações de Bens, Inventários para Incorporações, Terceirização da Área de Ativo Fixo, Estudo de Vida Útil, Impairment Test, Estudo para Depreciação Acelerada e Estoques.
A ATIVA é a união de profissionais que atuam desde 1998 na área de Consultoria Patrimonial, com projetos referenciais realizados em grandes empresas brasileiras e estrangeiras, sediadas no Brasil e Exterior.
Os trabalhos da ATIVA são reconhecidos através da emissão de Laudos Técnicos regulamentados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e aprovados pelas mais renomadas auditorias (Pwc, Deloitte, EY, KPMG, BDO, Grant Thorton, Mazars).
Controle Patrimonial
O Controle Patrimonial desempenha um papel muito importante no Cadastro Contábil de uma empresa, porque representa um conjunto de atividades que atinge a excelência em Gestão e Administração do Patrimônio. Isso tudo é possível através da realização de inventários, implementação de etiquetas, conciliação e saneamento físico versus contábil, migração de dados e muitas das vezes, com a implementação de normas e procedimentos para controle dos bens.
A ATIVA segue, rigorosamente, os procedimentos e regulamentações da Lei 6.404/76, com redação dada pela Lei nº 11.638/07 e modificado pela Lei 11.941/2009 e os CPC’s – Comitê de Pronunciamentos
Finalidades:
- Inventário para composição da base patrimonial física;
- Atualização das informações de descritivos locais e centros de custo;
- Conciliação Físico/Contábil;
- Emissão de laudo (bens conciliados, sobras físicas e sobras contábeis).
Objetivos:
- Padronização dos descritivos e informações da base patrimonial;
- Reclassificação contábil dos ativos por Centro de Custos e ajuste de depreciação;
- Melhoramento dos controles internos;
- Embasamento e suporte para manutenção e gestão de riscos;
- Saneamento da base físico/contábil, indicação, identificação de inclusões e baixa de ativos.
MANUTENÇÃO – TERCEIRIZAÇÃO
A Manutenção de Ativos ou Outsourcing é um serviço com alto grau de especialização na gestão e reinventários periódicos pela ATIVA, resultando na qualidade de informações e melhoria na produtividade da área, mas com recursos internos da companhia.
A Terceirização compreende atividades técnicas contínuas que visam à redução de custos e riscos na gestão do patrimônio, inseridas diariamente por profissionais da ATIVA, envolvendo e garantindo o controle esperado pela empresa, através das rotinas de: assessoria e acompanhamento dos processos implantados na companhia, controles internos e definições de políticas da área do imobilizado, sistemática de inventários periódicos, self-assessment, controle de movimentações, baixas, depreciação, classificação do ativo, guarda de documentos e emissões de relatórios.
Planejamento das atividades técnicas:
- Mapeamento geral do trabalho.
- Implantação ou revisão de normas e procedimentos.
- Definição das ferramentas e recursos a serem utilizados.
- Formação da equipe de trabalho de acordo com a demanda.
- Parametrização da base de dados para o sistema de inventário.
- Gerenciamento de visitas e reinventários cíclicos.
- Nomeação dos gestores e responsabilidades e funções.
- Sistematização do processo de comunicação interna.
- Migração da base de dados para o sistema informatizado.
- Modelos e prazos de entrega das documentações contábeis.
- Definições de data-base de fechamentos.
- Entregas de relatórios.
A ATIVA também realiza a Capitalização de Projetos que é uma etapa que antecede à gestão do patrimônio (manutenção ou outsourcing) identificando como o ativo será contabilizado, realizando uma análise criteriosa, documental e física, consolidação ou segregação de bens e valores, classificação nas respectivas contas e orientações de como ativar os futuros projetos, caso haja distorções das recomendações contábeis e físicas.
AVALIAÇÃO DE ATIVOS
A Avaliação é o campo da Engenharia que consiste no “Conjunto de conhecimentos Técnico-científicos especializados aplicados à avaliação de bens”.
É a ciência que subsidia a tomada de decisão a respeito de valores, custos, frutos e direitos e é empregada em uma variedade de situações, tanto no âmbito judicial como extrajudicial.
A avaliação de ativos é utilizada quando uma operação ocorre em uma companhia, seja interna, junto a outras instituições financeiras ou filantrópicas, órgãos estaduais e federais, seguradoras ou através de outras companhias do mesmo Grupo, como método de garantir o preço Justo do Ativo avaliado ou seu Valor de Mercado.
O resultado final obtido em uma Avaliação é fundamentado através de Laudos Técnicos que seguem as regulamentações da ABNT: Fórum Nacional de Normatização rege a Norma Brasileira 14.653, constituída para Avaliação de Bens, segregada em 07 partes (Parte 1: Procedimentos gerais; Parte 2: Imóveis urbanos; Parte 3: Imóveis rurais; Parte 4: Empreendimentos; Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral; Parte 6: Recursos naturais e ambientais; Parte 7: Patrimônios históricos).
Seguem algumas finalidades de avaliação:
- Compra, venda e locação de ativos
- Custo Atribuído de bens se permitido por Lei Contábil e Mensuração do Valor Justo
- Seguros e Garantias
- Suporte para Due Dilligence
- Heranças e Recálculos de impostos (IPTU e ITR)
- Impairment Test
NOTA: Orienta o CPC 27, terrenos e edifícios são ativos separáveis e assim devem ser contabilizados, salvo algumas exceções. Recomenda a Receita Federal que a segregação de valores e contas contábeis sejam fundamentadas e expressas em laudo técnico por especialista.
IMPAIRMENT TEST
O teste de redução ao valor recuperável, conhecido como “Impairment test” tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo. Esta realização pode ser de forma direta ou indireta.
O assunto é abordado na Lei n. 6.404/76, artigo 183, parágrafo 3º, com redação dada pela Lei n. 11.638/07 e modificado pela Lei 11.941/2009.
Em compatibilidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as normas internacionais, não será mais aceito a existência de qualquer ativo, num balanço patrimonial, por valor superior ao que ele é capaz de produzir de caixa líquido para a empresa, pela sua venda ou pela sua utilização, ou seja, um ativo deverá ser apresentado pelo valor que ele será capaz de se transformar em dinheiro.
Para determinar se um item do ativo imobilizado está com parte de seu valor irrecuperável, a ATIVA aplica as determinações do Pronunciamento Técnico CPC 01, que tem como objetivo orientar como revisar o valor contábil, como apurar o valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.
Para determinar o Valor Justo para fins de impairment utilizamos o método comparativo direto de dados do mercado, através da ampla pesquisa que é desenvolvida sobre o bem, e todos os fatores que estão ligados à sua comercialização, aceitação de mercado na região, preços praticados quando novos e a sua curva de obsolescência técnica durante a vida útil consumida, garantias do bem, preços divulgados, e como está ou será utilizado este bem após a compra ou venda.
ESTUDO DE VIDA ÚTIL
O estudo é realizado por especialistas da equipe técnica da ATIVA, englobando uma ampla pesquisa sobre o bem, o mercado em que está inserido e os cuidados que são dados para que esteja em situação de uso.
Para a vida útil remanescente, além dos observados na vistoria, são considerados também a vida útil total, vida transcorrida, os valores residuais e a depreciação, conforme metodologia elaborada pelo Engenheiro Hélio Caíres, que determina o coeficiente de depreciação em função do tipo de manutenção e carga de trabalho.
A metodologia adotada para o estudo segue as determinações do CPC 27, que não de forma exaustiva, explica os principais pontos a serem investigados, quais sejam:
- controle seguro e eficiente que uma empresa pode ter sobre o ativo;
- os limites legais divulgados;
- informações públicas sobre as estimativas de ativos semelhantes;
- obsolescência técnica e funcional sofrida pelo bem ao longo do período;
- estabilidade do setor em que o ativo opera ou os produtos gerados por ele;
- medidas esperadas da concorrência ou de potenciais concorrentes;
- o nível dos gastos de manutenção requerido para obter os benefícios econômicos futuros e/ou a intenção de atingir tal nível.
ESTOQUE
O estoque é um bem comercial vital para o ambiente competitivo em que vivemos.
O controle do estoque é a base de uma gestão de recurso financeiro, evitando consumos desnecessários.
O controle otimiza os níveis de estoque, minimiza os espaços perdidos e os custos, e maximiza as receitas e as margens de crescimento de oportunidades, através de uma leitura precisa do que se tem, onde está localizado e como ele pode ser utilizado.
Para atingir esses controles a ATIVA realiza atividades envolvendo:
Inventário Físico – Preparação do local e a condução dos inventários gerais e ou através da Curva ABC.
Implementação de Controles – Através de metodologia de Risk Management, implementação de controles internos para a Gestão dos Estoques.
Laudo de Avaliação – Serviço de avaliação do valor em estoque para fins comerciais em operações de Fusões e Aquisições.
Tecnologia – Ferramentas com leitura de códigos de barras de produtos e sistema de inventário online ou offline. Acompanhamento do cliente remotamente.
SISTEMA DE GESTÃO WEB
O GestãoWEBé a solução ideal utilizada pela ATIVA por ser composta por módulos que se integram facilmente e podem ser requisitados de acordo com as necessidades, o porte e o segmento de atuação de cada cliente.
O custo e tempo de implantação são reduzidos, pois não há a exigência da aquisição do software pelo cliente.
O GestãoWEB usa um poderoso banco de dados conhecido por seu alto desempenho e segurança, o Oracle, e uma Linguagem JAVA, utilizada em grandes aplicações tornando-as estáveis e seguras. Utiliza tecnologia de ponta que suporta grandes volumes de dados e tornam as aplicações rápidas e flexíveis, podendo ser adaptadas de acordo com as ações particulares.
O módulo de Gestão Patrimonial se encarrega de classificar, depreciar, corrigir, transferir e baixar os bens destinados à manutenção da atividade da empresa. O acesso a este módulo cobre as necessidades de controle do ativo, físico e financeiro-contábil, no modelo ASP hospedado em DataCenter próprio, possuindo os principais recursos, tais como:
- Recursos visuais com associação de imagens ao item;
- Controle da localização física do item;
- Vários métodos de depreciação (tradicionais e/ou personalizados);
- Tratamento de depreciação acelerada;
- Controle de itens alugados e/ou de terceiros;
- Reavaliação de ativos;
- Processo de inventário;
- Simulação de depreciação;
- Controle de investimentos em andamento e adiantamentos;
- Possibilidade de baixas parciais de itens ativados;
- Controle de apólices de seguro;
- Tratamento fiscal e/ou gerencial do item;
- Relatórios legais e gerenciais.
FORNECIMENTO DE ETIQUETAS DE PATRIMÔNIO
Independente da execução do trabalho de controle patrimonial e inventário, a ATIVA pode oferecer aos seus clientes toda gama de etiquetas de patrimônio nos mais diversos formatos e materiais.
Trabalhamos diretamente com vários fabricantes de etiquetas, possibilitando, assim, oferecer, dentro das especificações de cada demanda, o melhor fornecedor e oferta, sempre buscando a melhor relação de qualidade e preço.
Trabalhamos em diversas áreas de atuação, sendo que a primeira e mais antiga é a identificação de ativos fixos onde disponibilizamos desde produtos simples para uso interno em escritório, até etiquetas para ambientes altamente agressivos como em plataformas de petróleo.
Da mesma forma, atendemos a projetos de endereçamentos em áreas de logísticas e comunicação visual em geral.
Principais produtos:
- Etiquetas patrimoniais
- Produtos para logística
- Identificação Industrial